50 anos de KEVLAR® – Essa mulher salvou milhares de vidas com uma tecnologia que revolucionou a indústria global.

0

Descoberto pela cientista Stephanie Kwolek, o produto é aplicado em peças automotivas, materiais  esportivos e equipamentos de segurança. O diferencial está na resistência, cinco vezes maior quando comparado ao aço em uma mesma base de peso.

Foi em 1965 que a então pesquisadora da Estação Experimental da DuPont (Delaware, Estados Unidos), Stephanie Kwolek, descobriu um material que revolucionaria a indústria global: um polímero de cristal líquido amarelo, conhecido mais tarde como DuPontTM Kevlar®. Leve e muito resistente, o produto se tornou referência quando o assunto é segurança, proporcionando resistência contra altos impactos, inclusive balísticos. A descoberta ocorreu quase que por acaso, durante uma pesquisa para criar materiais mais leves e eficientes, que pudessem ser aplicados na composição de pneus. “Foi um momento histórico para a DuPont. O produto surpreendeu o mercado pela resistência e leveza, levando proteção para todos aqueles que estão expostos às situações de risco”, destaca Guadalupe Franzosi, diretora da área de Tecnologias de Proteção da DuPont para a América Latina. A executiva explica que a marca se reinventou ao longo desses 50 anos, seja por meio de novas aplicações ou cores que ajudaram na identificação do produto em alguns setores da indústria. “É uma marca reconhecida globalmente e referência quando o assunto é segurança. As diferentes aplicações permitiram levar a resistência de Kevlar® para os mais variados mercados, como industrial, automotivo, aeroespacial e o esportivo”, explica. Nestes 50 anos de história, Stephanie Kwolek acompanhou de perto as inúmeras aplicações de sua descoberta e como DuPontTM Kevlar® foi decisivo para a proteção de vidas. Hoje, os equipamentos de segurança das principais forças armadas do mundo são produzidos com a tecnologia DuPontTM Kevlar®, proporcionando segurança extrema para os oficiais que atuam em zonas de risco. “O diferencial do produto é a sua composição, oferecendo resistência cinco vezes superior ao aço quando comparada em uma mesma base de peso”, explica Luís Tolosa, gerente de Marketing e Vendas para o segmento de Life Protection da DuPont Tecnologias de Proteção. No Brasil, parte dos coletes das Forças Armadas e Polícias Civis e Militares, por exemplo, é confeccionada com o material da DuPont, que já foi responsável por salvar a vida de oficiais em operação. A rede britânica BBC registrou essa segurança no minidocumentário “Brasil à prova de balas”.

Stephanie Kwolek

Stephanie Kwolek cientista e pesquisadora, mais conhecida por inventar a aramida Kevlar®  em 1965. Kevlar® é um plástico muito forte, que foi usado pela primeira vez como um substituto para o aço como reforço em pneus de carros de corrida e passou a ser usado em um grande número de aplicações onde alta resistência é necessária sem peso elevado.

Stephanie Kwolek. Imagem do Chemical Heritage Foundation Viveu 1923-2014.

Stephanie Louise Kwolek nasceu em 1923, em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA. Seu pai morreu quando ela tinha apenas 10 anos de idade, mas ele passou o seu interesse em ciência, particularmente a ciência natural para a ainda jovem. Stephanie Louise Kwolek nasceu em 1923, em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA. Seu pai morreu quando ela tinha apenas 10 anos de idade, mas ele passou o seu interesse em ciência, particularmente a ciência natural para a ainda jovem. Aos 23 anos, Kwolek formou-se em química pela Margaret Morrison Carnegie College of Carnegie Mellon University. Ela foi rapidamente recrutada para trabalhar como química na DuPont Chemicals em Buffalo, NY. Quatro anos mais tarde, ela se mudou para Wilmington, Delaware, onde ela passou o resto de sua carreira trabalhando com a DuPont. Após nove anos de trabalho de pesquisa, Kwolek fez grande avanço, descobrindo Kevlar®. Seu caminho para a descoberta começou um ano antes, quando ela começou a procurar um novo plástico leve para ser usado em pneus de carro. A idéia era que os pneus mais leves permitiriam veículos que desfrutariam de uma melhor economia de combustível. Kevlar® não só encontrou o uso em pneus, mas, sua combinação de leveza e resistência permitiu que fosse usado em uma grande variedade de aplicações de roupas de proteção, como coletes à prova de balas, que salvou a vida de inúmeros policiais e outras pessoas. Falando sobre sua descoberta, Stephanie Kwolek, “Eu não acho que há qualquer coisa como salvar a vida de alguém para lhe trazer satisfação e felicidade”. Stephanie Kwolek morreu no dia 18 de junho de 2014, com a idade de 90.

Prêmios

Stephanie Louise Kwolek foi condecorada com a Medalha Nacional de Tecnologia; a Medalha de Perkin, que é visto como o maior prêmio em química industrial americana; a Pioneer Award Química do Instituto Americano dos Químicos; e a Medalha Potts Howard N. de Engenharia. Em 1994, ela foi admitida no Hall da Fama dos Inventores Nacionais.

Fonte: Media Center DuPont; DuPont Brasil; Rede britânica BBC; “Stephanie Kwolek”. Famous Scientists. famousscientists.org. 21 Jun. 2014. Web. 8/4/2015; NYTimes; FAMOUS SCIENTISTS

Compartilhar.

Sobre o Autor

Deixe Uma Resposta